relatorio Espectofotometro
Bruna Cristina n°03
Isabel Cristina n°09
Jessica Barbosa n°10
Julia Gabriele n°13
Poliana Lopes n° 24
Vitoria Levorato n°30
Thalia de Lima n° 26
Espectrofotômetria
Professor: Sandro de Miranda
Osasco 2015
Introdução
A palavra espectro de origem grega foi empregada para nomear raios luminosos em virtude de na antiguidade as pessoas sepultarem seus mortos em covas rasas, e o simples fato de alguém desavisado pisar em cima, de uma dessas sepulturas fazia com que o gás metano fosse expelido, visto que corpos em decomposição liberam diversos gases, entre eles o metano, que apresenta uma propriedade de auto inflamar-se apresentando um aspecto luminoso intenso. Quando alguém era surpreendido por uma bola gasosa dessa ficava assustado e dizia estar sendo assustado por um fantasma que em grego é espectro.
Fundamento da espectrofotometria
A luz de uma maneira geral é mais bem descrita como sendo uma radiação eletromagnética em virtude de sua natureza dualística. Ou seja, ela existe e tem um comportamento de campos elétricose magnéticos oscilantes como a figura abaixo representa:
O comprimento de onda (λ) é distancia em metros, de um pico ao outro da onda; A frequência (v) é o grau de oscilação das ondas, em função da velocidade da luz no vácuo que é representada pela constante c (c=2, 998x108m. s-1). De modo que: λ . v = c
Objetivo
Usar a técnica analítica que usa a luz, espectrofotometria, para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria.
Matérias e Reagentes
Cubetas;
Espectrofotometro;
Balão volumétrico;
Béqueres;
Pipeta volumétrica;
Permanganato de potássio (KMnO4);
Ácido sulfúrico H2SO4 .
Procedimento
1- Aqueceu-se o espectrofotômetro por aproximadamente 10minutos. Preparo da solução:
1- Colocou-se 5 mL da solução de permanganato de potássio em uma balão volumétrico, em seguida, adicionou–se 10 mL de ácido sulfúrico; 2-