Relatorio 2 Espectrofotometria
Relatório 02 – Espectrofotometria
Caique Lopes Dias 8512638
Emilio Nunes Garcia 8972034
Giulianna Provasi Ohara 8971353
Luiz Eduardo Massao Takara 8971422
Maryanne Saory Ogasawara 8972340
Paula Prilip 8971930
Victória Bombarda Rocha 8972354
INTRODUÇÃO
A Espectrofotometria é um método analítico que permite a identificação de substâncias, assim como a sua concentração com base em seu espectro. Essa técnica baseia-se na espectroscopia, pela qual mede-se a interação da radiação com a matéria.
Podemos classificar os métodos espectroscópicos de acordo com a região do espectro envolvida no experimento: Raio-x, ultravioleta (UV), visível, infravermelho (IV), micro-ondas e radiofrequência (RF).
Diferentes substâncias têm diferentes padrões de absorção, sendo que conforme maior a quantidade de luz absorvida, maior será a concentração das substâncias analisadas. Espécies alteradas quimicamente podem ter um espectro de absorção diferente, logo, dependendo do meio em que o analito se encontra (ácido ou base), ele pode ter uma absorção distinta.
1. Princípios de absorção da luz:
Quanto maior for a absorção de luz emitida, maior será a concentração do analito:
Quanto maior a distância percorrida pelo feixe luminoso, maior será a absorbância medida pelo detector:
Ao relacionar essas propriedades podemos então compreender a lei de Beer-Lambert:
A Absorbância, que é a grandeza que nos utilizamos na espectrofotometria é definida como o –logT, sendo T a transmitância que é a razão entre a energia não absorvida pelo analito sobre a energia fornecida inicialmente, ou seja, é a razão entre a luz não absorvida pela substância dividido pela luz emitida pela fonte.
• ESPECTROFOTÔMETRO
É o aparelho utilizado na eletrofotometria que permite a passagem de luz através de uma solução desejada, medindo a quantidade de luz absorvida pela solução.
Os componentes básicos de um