Quantifica o de Clorofila A e B por Espectrofotometria
ENGENHARIA QUÍMICA – EQ4N
ANDRÉA P. PEREIRA
LILIANE GARCIA
YURI ALMEIDA
Prática n° 12 (03/06/2011):
QUANTIFICAÇÃO DE CLOROFILA A E B POR ESPECTROFOTOMETRIA
Disciplina: Química Orgânica Experimental I
Professora: Luciana Brunhara Biazati
VILA VELHA
JUNHO – 2011
ANDRÉA P. PEREIRA
LILIANE GARCIA
YURI ALMEIDA
QUANTIFICAÇÃO DE CLOROFILA A E B POR ESPECTROFOTOMETRIA
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Orgânica Experimental I sob orientação da Professora Luciana Brunhara Biazati.
VILA VELHA
JUNHO – 2011
1 – INTRODUÇÃO
1.1 – A espectrofotometria
Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção e/ou emissão de radiação eletromagnética por muitas moléculas, quando os seus elétrons se movimentam entre níveis energéticos. A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho.
Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda (tal como acontece no arco-íris com a separação das cores da luz branca). Pode-se assim fazer passar através da amostra um feixe de luz monocromática (de um único comprimento de onda, ou quase). O espectrofotômetro permite-nos saber que quantidade de luz é absorvida a cada comprimento de onda.
Observe:
Cor
Comprimento de onda (nm)
Violeta
390 - 455
Azul
455 - 492
Verde
492 - 577
Amarelo
577 - 597
Laranja
597 - 622
Vermelho
622 - 780
O conjunto das absorbâncias aos vários comprimentos de onda para um composto chama-se espectro de absorção e varia de substância para substância. Se uma substância é verde, por exemplo, então deixa passar ou reflete a cor nesse