SWOT
A analise swot é realizada através da construção da Matriz SWOT. A sigla SWOT é um anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportuinities e Threats(Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). A matriz é construída apontando os pontos fortes e fracos, fatores intrínsecos da empresa, e oportunidades e ameaças que constituem fatores extrínsecos.
Os fatores intrínsecos podem ser controlados pela empresa, uma vez que são resultados de suas estratégias de atuação. Desta forma, quando um ponto forte for reconhecido ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a empresa deve agir afim de controla-lo, ou pelo menos, minimizar seu efeito.
Já os fatores extrínsecos estão fora do controle da organização. Porém, apesar de a empresa não conseguir controla-los, ela deve conhece-los e monitora-los com frequência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças, ou quando isso não for possível, fazer um planejamento para enfrentá-las minimizando seus efeitos.
O principal objetivo da matriz SWOT é proporcionar um olhar objetivo sobre o negócio permitindo antecipar problemas e traçar estratégias.
NESTLE
Pontos fortes(criar)
Produtos práticos
Logística eficiente (satisfação e facilidade de compra ao cliente)
Amplo conhecimento do setor
Operadores de baixo custo que resultam em produtos competitivos no mercado.
Pontos fracos(reduzir)
Antecipar tendências do mercado, respondendo a demanda pelos seus produtos
Melhorias continuas nas suas atividades a fim de evitar possíveis mudanças radicais de uma só vez
Oportunidades (melhorar)
Incentiva princípios voluntários de gestão as equipes para assegurar o respeito à livre iniciativa em toda a organização
Investimento em produtos mais saudáveis
Ameaças(eliminar)
Ação da concorrência
Entrada em mercados maduros
MRV engenharia
Pontos fortes(criar)
Alta rentabilidade
Baixa rotatividade de funcionários gerando uma maior padronização e