sustentabilidade
O que se busca com a agenda 21 é implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável, tentado aliar preservação ambiental, questões sociais com o crescimento econômico. Novos conceitos são trazidos as discussões atuais, contribuições em nível do desenvolvimento local, do social, do humano e sobre tudo de visões interdisciplinares.Ações que expandem da analise em nível global e local.A agenda 21 não consolida apenas uma quebra de paradigmas em relações aos padrões de crescimento de desenvolvimento mais indica a necessidade de se reinterpretar o conceito de progresso.
DESENVOLVIMENTO
Os estudos sobre o desenvolvimento sustentável são relativamente recentes. Entre tanto se pode dizer que há um caminho sendo percorrido, há discussões em construção e que este processo esta refletindo direto nas percepções da população. Há hoje nas políticas sociais metas que contemplem o desenvolvimento sustentável, como uma forma de assumir o desejo de mudanças dos atuais padrões, para um modelo de desenvolvimento que prevaleça o equilíbrio ambiental, o social, o espacial e relato neste caso a cultura.
Cultura esta que ressalta a questão da produção e consumo desacelerado de produtos industrializados. Assim, não somente centenas de pessoas no mundo em desenvolvimento ingressaram na sociedade de consumo, em curto prazo como também a longo prazo, os níveis de consumo individual daqueles que já estão consumindo continuaram aumentar. Assim como o numero de população tende a crescer. E este efeito de consumo é alarmante.
Vendo este cenário, com população e consumo crescendo, o plante terra, sofrerá serias crises de falência ambiental; como desequilíbrio climático aumento do nível atmosférico; enfim já temos bastante desafiador com que nos preocupar.
O problema, é que o cosumo hoje, é demasiado, e absorve grandes quantidades de recursos, e muitos estão extrapolando os níveis de sustentabilidade.
Assim, a expressão que melhor define a cultura atual é “sociedade de