Morfina e Barbitúrico
DROGAS –
MORFINA E BARBITÚRICO
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
Introdução_______________________________________________03
Moléculas________________________________________________04
Características____________________________________________05
Mecanismo de atuação no organismo__________________________06
Curiosidades_____________________________________________07
Conclusão_______________________________________________08
Refências________________________________________________09
INTRODUÇÃO
É considerada droga qualquer composto cuja substância altere nosso organismo. Há drogas lícitas, permitidas por lei e drogas ilícitas, que são banidas. São diversos os tipos de drogas, elas causam dependência e seu uso modifica psicologicamente e fisicamente o indivíduo.
Atualmente aumenta cada vez mais os casos de pessoas que utilizam algumas destas substâncias, sendo um prejudicial não somente para si mesmas, mas também para quem convive com elas.
Nesse trabalho veremos o efeito da morfina e barbitúricos sobre a parcela da sociedade praticante deste uso.
MOLÉCULAS
Morfina
Barbitúrico
CARACTERÍSTICAS
Barbitúrico é o nome dado a um composto químico orgânico sintético derivado do “ácido barbitúrico". Foi descoberto por Adolf Von Baeyer em 1864. A substância é chamada de "malonilureia ou hidropirimidina". Esta substância resulta da união do ácido malônico com a ureia de onde se podem derivar substâncias com uso terapêutico. Os barbitúricos têm uma pequena margem de segurança entre a dosagem terapêutica e tóxica.
As propriedades indutoras de sono dos barbitúricos foram descobertas no início do século passado, a partir de então muitos compostos com essas propriedades eram testados e fabricados. Foram muito usados até os anos 60, quando eram os hipnóticos e/ou sedativos em maior uso clínico.
A morfina é um fármaco narcótico de alto poder analgésico usado para aliviar dores severas. Pertencente ao grupo dos opioides, foi