Sustentabilidade
Palavras-chave: Construção sustentável, reduzir, reutilizar, reciclar, inovar;
INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL, características de uma construção interferem diretamente na relação do Homem X Meio Ambiente com questões de quando se resolve investir em um planejamento adequado;
Uma construção sustentável
Construção sustentável é um sistema construtivo que promove alterações conscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de edificação, habitação e uso do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida pra as gerações atuais e futuras.
Desde os primórdios, em 1973, Ano da Crise do Petróleo, até o presente, a visão sobre o que é construção sustentável vem se modificando e aprofundando, ‘a semelhança dos organismos vivos quando submetidos a pressão para adequar-se e sobreviver’.
No inicio a discussão era sobre edifícios energeticamente mais eficientes. O desafio era superar a crise do petróleo através de prédios menos energívoros. Depois o inimigo passou a ser os entulhos gerados pelas obras; depois, a água; a seguir, o lixo dos moradores e usuários; agora novo vilão são as emissões de CO2 e os gases responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global.
Começou-se a perceber que a construção sustentável não é um modelo para resolver problemas pontuais, mas uma nova forma de pensar na própria construção e o que ela envolve. Trata-se de um enfoque integrado na própria atividade, de uma abordagem sistêmica em busca de um novo paradigma: o de intervir o meio ambiente, preservando-o e, em escala evolutiva. Recuperando-o e gerando harmonia no entorno.
Pensar e Vive Sustentabilidade
O conceito baseia-se no desenvolvimento de um modelo que enfrente e proponha soluções aos principais problemas, sem renunciar a moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as