Sustentabilidade
Uma forma adequada do ser humana garantir a vida proveniente de alimentos saudáveis e água potável é através do desenvolvimento sustentável, através do qual busca-se meios alternativos de produzir sem agredir o meio ambiente. Consequentemente, veio ao encontro o novo código ambiental e a Rio + 20 com o intuito de agregar medidas solucionadoras aos problemas ambientais que o mundo enfrenta. Inicialmente, pode-se citar que a preocupação com o meio ambiente não é recente. Há 20 anos ocorreu a ECO-92, a qual fez um balanço tanto dos problemas existentes quanto dos progressos realizados. A Rio+20, no entanto, adiou decisões importantes, tais como a criação de um Fundo de Desenvolvimento Sustentável, a erradicação da pobreza e a economia verde, uma vez que, essas medidas combateriam as causas do aquecimento global, do consumo irracional de água potável e dos fatores que geram a deterioração dos ecossistemas. Ao mesmo tempo, aumentaria a geração de empregos e o progresso econômico.
Ademais, o contínuo aumento da população, que poderá chegar a nove bilhões de pessoas até 2050, e o aumento desenfreado do consumo, incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo produzida. Por outro lado, a demanda por recursos naturais, que são limitados, só aumenta. Assim, a demanda por energias limpas, como biodiesel, vem crescendo, tornando-se opções sustentáveis e renováveis.
Os desafios da sustentabilidade se apresentam em razão de uma perspectiva futura, entretanto, as tarefas são do presente. Tempo é recurso de maior escassez. Portanto, é preciso maior interesse de todos os países para que invista-se em modelos de produção alternativos, a fim de reduzir a emissão de gases poluentes, possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem estar dos seres humanos. Afinal, aliar sustentabilidade à desenvolvimento só será possível se feito de