Resenha leitura e realidade brasileira
CURSO: PEDAGOGIA
LEITURA E REALIDADE BRASILEIRA
ITAGIBÁ
2014
Trabalho apresentado com fins avaliativos para a disciplina Metodologia dos Trabalhos Acadêmicos do 1º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Educacional Salvador - Itagibá (IESI). ORIENTADORA:
ITAGIBÁ 2014
LEITURA E REALIDADE BRASILEIRA
O texto, Leitura e Realidade Brasileira, do autor Ezequiel Theodoro da Silva, fundamentado em pesquisas teóricas metodológicas, traz uma reflexão a acerca dos seus inscritos e, aborda que esta obra foi construída para diferentes destinatários e situações e ainda ressalta que esses textos são parte da totalidade de sua luta pela democratização da leitura no território nacional e suas incursões em busca de uma compreensão crítica do ato de ler.
De acordo ao texto, o autor ressalta um pouco da importância da leitura na sociedade e na escola e traz uma reflexão de Mário Vargas Llosa que diz: “condenados a uma existência que nunca está à altura de seus sonhos, os seres humanos tiveram que inventar um subterfúgio para escapar de seu confinamento dentro dos limites do possível: a ficção [...]”.
Ainda com base no texto, uma das principais funções da leitura no Brasil é a de garantir ao cidadão a capacidade de pensar por conta própria, ou seja, ter o direito de se expressar seja a favor ou contra para que possamos ter opiniões e assim podermos ver um país melhor para os nossos leitores.
Sabe-se, portanto, que a leitura está presente em nossas vidas de forma muito intensa, pois está associada a muitas de nossas atividades, sejam de trabalho, lazer ou mesmo de nossa rotina cotidiana como fazer compras ou ler um bilhete deixado por um familiar ou amigo.
Para Arthur Schopenhaves, a leitura em si sem uma interpretação não tira muito valor para os leitores, porque não mostraria os pontos importantes e os que não têm significado algum.
Já Theodoro da Silva nos