Sustentabilidade
“Esquina da Sucata”
Nos dias atuais conseguir um emprego formal é mais difícil, por vários motivos, competitividade, formação escolar, entre outros. Por isso muitas pessoas decidem por ser seu próprio patrão. Assim a quantidade de empregos informais no Brasil cresceu consideravelmente.
Um tipo de informalidade que está em alta é a coleta seletiva. O mundo está sofrendo com o aquecimento global, o acumulo de lixo nas ruas, a poluição dos rios. É pensando nisso que essas pessoas se dispõem a realizar esta tarefa de recolher materiais reciclados e reutilizarem para assim preservar o meio ambiente e garantir seu próprio sustento.
Muitas pessoas começam recolhendo em supermercados, em grandes eventos como rodeio, carnaval. E assim vai aumentando a quantidade de reciclados e abrem pequenas associações que fazem esse trabalho. É o caso da Márcia a proprietária da associação “esquina da sucata”, que hoje emprega três funcionários que tiram seu sustento somente desse trabalho.
A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado