etnografia
UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
SOBRE A FAMÍLIA A PARTIR DO PONTO DE
VISTA DAS CRIANÇAS
Fernanda Müller
Universidade Federal de São Paulo
Campus Guarulhos, Brasil
Resumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo etnográfico conduzido com nove famílias na cidade de Porto Alegre. O principal objetivo é interpretar as concepções das crianças sobre as suas famílias, a partir de uma combinação de métodos, tais como as fotografias tiradas pelas crianças, conversas gravadas e transcritas e entrevistas com seus parentes e amigos próximos. O trabalho explora temas relacionados à incorporação ou exclusão de membros da família, às relações hierárquicas na família e ao papel da casa no cotidiano.
Palavras-chave: Família, infância, metodologias de pesquisa com crianças, socialização.
Abstract
This paper presents some results of an ethnographic study on nine families in the city of Porto
Alegre, Brazil. Its main objective is to interpret the children's conceptualizations on their families, through a combination of methods, such as photographs taken by the children, tape-recorded conversations, participant observations, and interviews with their relatives and close friends. The work explores themes related to the incorporation or exclusion of family members, hierarchical relationships within the family and the role of the home in routine.
Key words: Family, childhood, research methodologies with children, socialisation.
ISSN 1645-1384 (online) www.curriculosemfronteiras.org
246
Um estudo etnográfico sobre a família
Introdução
Ainda que a infância tenha sido estudada pela sociologia da família e pela sociologia da educação, Montandon (1997) afirma que estas áreas não centraram seus estudos diretamente na criança, uma vez que a entenderam como um objeto das práticas educativas dos pais ou da escola. Este artigo não somente retrata um estudo sobre, mas também com as crianças. Seu