Filosofia
MITO
SENSO COMUM E BOM SENSO
CIÊNCIA
ARTE E FISOLOFIA
O PROCESSO DE FILOSOFAR
METAFÍSICA
EPISTEMOLOGIA
LÓGICA
ÉTICA
SÓCRATES E OS SOFISTAS
MITO
É uma narrativa marcante da antiguidade grega, tida como sagrada, transmitida de geração a geração, que visava explicar por meio de simbologia e personagens sobrenaturais fatos que a ciência da época não era capaz de responder, como os fenômenos naturais e fatos relacionados com a origem do homem. Com o advento do comércio, as relações sociais tornaram-se mais complexas, produzindo uma maior racionalidade dos povos, o que reduziu o poder do mito, restringindo-o, sobretudo no campo religioso. Nem sempre utilizado com o simbolismo correto, o mito pode fazer referência a crenças comuns sem fundamento objetivo ou científico. Acontecimentos históricos em determinada cultura podem simbolizar um mito.
Ex.: Pelé, Elis Regina, Homem Aranha, Frank Sinatra, etc. Na narrativa do Mito da Caverna, de Platão, compreende-se que é possível sair da escuridão da caverna (ignorância) com a luz da verdade (o conhecimento), ao mesmo passo que essa atitude, dependendo do contexto histórico vivenciado, pode ameaçar a integridade de quem ousa fazê-la.
SENSO COMUM E BOM SENSO
O Senso Comum é o conhecimento popular adquirido pelo homem através de suas experiências cotidianas, do hábito à tradição, sendo transmitida de geração a geração. Já o Bom Senso, está ligado a uma capacidade intuitiva do ser humano em fazer, falar e agir certo em momentos inusitados ou não, guiando-se por um senso comum. O Bom Senso é um conceito usado na argumentação ligado às noções de sabedoria e razoabilidade, que define a capacidade que uma pessoa possui de adequar regras e costumes a determinadas realidades e assim, poder fazer bons julgamentos e escolhas. É a forma de filosofar espontânea do homem (filosofia de vida), que supõe certa capacidade de