sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade é o ato do ser humano realizar suas atividades atuais, sem comprometer as gerações futuras, ou seja, a sustentabilidade esta relacionada a um modelo econômico, social, político, cultural e ambiental equilibrado, que utiliza os recursos naturais disponíveis de forma em que esses recursos não venham faltar às gerações futuras. Quando as atividades humanas são bem planejadas e as decisões sobre os projetos urbanos são tomadas de formas conscientes, essas ações tendem a garantir ao longo prazo às boas condições do planeta para o desenvolvimento de diversas formas de vida, incluindo o ser humano.
Atualmente tem surgido varias práticas de sustentabilidade ambiental, graças à atuação de vários setores da sociedade incluindo, pesquisadores, ONG’S, governo e a própria população, que identificam, selecionam e compartilham essas práticas de forma a garantir e até melhorar a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.
O conceito de sustentabilidade ambiental surge com o crescimento industrial, onde, no inicio do século XX, houve um grande crescimento da produção industrial sem preocupação com a proteção e preservação do meio ambiente, o que começou a provocar um desequilíbrio devastador da natureza e consequentemente o sofrimento do ser humano e um aumento excessivo de gastos com ações para restabelecimento dos danos causados.
DIRETRIZES DE SUSTENTABILIDADE
O Grupo Pão de Açúcar está comprometido com o desenvolvimento sustentável e uma clara demonstração de sua atuação é o lançamento do documento "Diretrizes de Sustentabilidade para Amazônia", em que a empresa retrata seu compromisso com a geração de renda, a promoção da cultura e do desenvolvimento socioambiental da região Amazônica. Uma ação que garante isso foi o entendimento entre Governo do Amazonas e suas secretarias, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Grupo Pão de Açúcar, para desenvolvimento das cadeias