chagas
INTRODUÇÃO
A doença de chagas foi descrita em 1909 por Carlos Chagas, passou a constituir problema como doença humana na Amazônia, a partir de 1969 e com maior ênfase, a partir de 1996 (PINTO et al; 2007).
A doença de Chagas ocorre caracteristicamente em espaços abertos, naturais ou em seu habitat natural, está relacionada a maior ou menor preservação de seus ecótopos naturais, do tipo de habitação na área e, então, da possibilidade de abrigo para os triatomíneos, do hematofagismo estrito deles e da oferta alimentar existente, bem como do diferente grau de antropofilia de cada uma das espécies (FORANTTINI, 1980).
“O protozoário responsável pela parasitose, Trypanosoma cruzi, vivia restrito à situação silvestre, circulando entre mamíferos do ambiente natural, através do inseto vetor ou, também, muito comumente, por via oral.” (VINHAES e DIAS;2000, p.8)
Há várias formas de transmissão, que podem ocorrer tanto por contato direto por, e pela picada do mosquito T. metaclilico que está presente nos dejetos do triatomíneo e capaz de penetrar na mucosa íntegra ou na pele quando houver ferimento, na transfusão sanguínea que nos últimos anos tem crescido cada vez mais, ocorre por passagem de sangue contaminado com o tripomastigota metaciclíco .a congênita não acontece com muita frequência mais pode acontecer em qualquer fase da gravidez, a ocasional acontece por acaso sem ser de interesse pessoal ( EDISON, et al 2000).
PROBLEMA.
Como diagnosticar e tratar a doença de chagas?
HIPÓTESE.
O diagnóstico e tratamento da doença de chagas não é fácil, pois a doença ela pode avançar e dependendo do estágio não haverá a cura para a doença. De acordo com Marchi, Amado Neto e Almeida (2007) vários tipos de provas sorológicas são atualmente utilizados para possibilitar o diagnóstico da doença de Chagas. Constituem exames bastante efetuados para a identificação da parasitose em pessoas que estão