escola
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
TRABALHO DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
SALVADOR
2011
UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
TRABALHO DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
ZINCO E SUAS APLICAÇÕES NA ENGENHARIA CIVIL
Trabalho sobre o metal zinco e suas aplicações a Engenharia Civil, apresentado a disciplina de Ciências dos Materiais, ministrada pelo docente Christiano Romanholo Marques de Jesus.
SALVADOR
2011
SUMÁRIO
OBJETIVOS 4
INTRODUÇÃO 5
REFERÊNCIAS 13
OBJETIVOS
Este trabalho visa trazer maior compreensão sobre o metal zinco, a sua importância e aplicações do metal na Engenharia civil. E conhecer as propriedades deste metal é fundamental para sua correta aplicação na construção civil aumentando assim a segurança, a viabilidade econômica e eficiência de seu uso.
INTRODUÇÃO
O zinco é um metal de transição que possui algumas características semelhantes a dos metais alcalinos terrosos como magnésio.[5] Ele é encontrado no meio ambiente principalmente na forma de sulfetos (ZnS) e que tem como principal característica seu alto grau de resistência a corrosão nos mais diversos ambientes.
Os principais minerais de zinco são a blenda ou esfalerita (ZnS), willemita (Zn2SiO4), smithsonita (ZnCO3), calamina ou hemimorfita (2ZnO.SiO2.H2O), wurtzita (Zn,Fe)S, franklinita (Z,n,Mn)Fe2O4, hidrozincita [2ZnO3.3Zn(OH)2] e zincita (ZnO), com destaque no caso do Brasil para os minérios calamina, willemita e esfalerita.[3]
Figura 01 – Minérios de Zinco
O sulfeto de zinco, ZnS, esta freqüentemente em associação com o minério de chumbo e para obtenção do zinco o minério é concentrado por flotação em espuma e o metal é obtido por recozimento e fusão com coque. Reações envolvidas na obtenção do zinco: [13]
2 Zn(s) + 3 O2 (g) 2 ZnO(s) + 2 SO2(g)
ZnO(s) + C(s) Zn(l) + CO(g)