Sustentabilidade e Educação Ambiental
O capitulo três do livro, vem apresentar uma discussão mais elaborada sobre a sustentabilidade e a educação ambiental, estando estruturado da seguinte maneira: Introdução, Críticas ao atual modelo de desenvolvimento, Paradigmas do desenvolvimento atual, O campo da disputa da sustentabilidade, Sustentabilidade para além dos paradigmas desenvolvimentistas, Educação ambiental para a sustentabilidade e por fim suas Conclusões.
Inicialmente o autor, aponta para uma reflexão acerca do modelo de desenvolvimento, alegando que a Educação Ambiental é o elemento necessário para alcançar o desenvolvimento sustentável, visto que, o cenário atual com foco na modernização, industrialização e urbanização e tecnocracia tem deixado visível suas marcas na destruição dos recursos naturais levando ao um novo direcionamento da relação entre sociedade / natureza.
Alega ainda, que o modelo de desenvolvimento vem sendo fortemente questionado e criticado desde que as questões ambientais começaram a surgir. Essas críticas são decorrentes, sobretudo pela desigualdade espacial, onde os problemas ambientais se estabelecem em diferentes escalas, seja na desigualdade social ou ainda no uso predatório dos sistemas naturais o que pode promover em curto prazo um “colapso ecológico”. O sistema capitalista incorpora as marcas da pobreza, das desigualdades sociais e espaciais, sendo responsável pelos impactos socioambientais por não haver uma distribuição igualitária de renda.
O que pode ocasionar a insustentabilidade tanto econômica, quanto ecológica. Essa insustentabilidade nos dias atuais vem produzindo uma sociedade em risco, risco para a vida das pessoas e do próprio planeta. Cabe a sociedade gerar conhecimentos sobre essa crise para propor possíveis soluções.
É discutido ainda, que