Resenha Zuzu Angel
Com direção de Bruno Barreto e produzido no ano de 1997, o longa-metragem se apresenta como versão audiovisual do livro escrito em 1979 pelo jornalista e escritor Fernando Gabeira que no filme aparece como o Paulo, interpretado por Pedro Cardoso. O filme é um misto de ficção e realidade onde mostra o recrutamento de quatro novos integrantes para o Movimento Revolucionário 8 de outubro, o MR-8. A história se passa no ano de 1969, fazia 6 meses que a imprensa estava censurada, os meios de comunicação estavam sempre debaixo dos olhares dos militares, o Brasil encontrava-se em uma ditadura militar. Após assaltar um banco, o grupo percebeu que a imprensa havia se calado mediante o acontecido, então, planejaram algo muito maior, onde certamente a atenção da imprensa teria de se voltar: o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil e esse sequestro seria feito com intuito de pedir que as autoridades brasileiras libertassem quinze dos companheiros que estavam presos e que eles fossem mandados para o México. O sequestro aconteceu com a ajuda da Ação Libertadora Nacional (ALN), e foi deixado no carro do embaixador, uma carta onde dizia:
"grupos revolucionaram detiveram hoje Charles Burke Elbrick, levando-o para um local do País, onde o mantém prisioneiro.
A vida e a morte do embaixador estão nas mãos da ditadura. Se ela cumprir essas duas exigências o senhor Elbrick será libertado. Caso contrário, seremos forçados a cumprir a justiça revolucionária e embaixador será executado.
As exigências são (Como está no filme):
A) A libertação de 15 prisioneiros políticos e sua extradição para o México...
B) A publicação e leitura deste manifesto nos principais jornais de estação de rádio e televisão em todo o País.
A ditadura tem 48 horas para responder de publico se aceita ou não a proposta.