Resenha crítica do filme Zuzu Angel
Ficha Técnica:
Filme: Zuzu Angel
Gênero: Drama
Direção: Sérgio Rezende
Roteiro: Marcos Bernstein, Sérgio Rezende.
Elenco: Antônio Pitanga, Daniel de Oliveira, Elke Maravilha, Leandra Leal, Luana Piovani, Nelson Dantas, Patrícia Pillar, Paulo Betti.
Produção: Joaquim Vaz de Carvalho
Fotografia: Pedro Farkas
Trilha Sonora: Cristóvão Bastos
O filme conta a historia da estilista brasileira Zuzu Angel e sua luta para encontrar o corpo do seu filho Stuart, um militante político, que foi preso, torturado e morto pela ditadura militar. O filme narra através do drama pessoal vivido pela estilista, a luta do povo brasileiro pelos seus direitos. Direitos esses que foram violados pela Ditadura Militar. As leis eram feitas pelos chefes do regime. Conhecido como anos de chumbo, onde a mídia e a educação eram controladas pelo regime militar, aqueles que eram considerados contra esse regime, eram torturados, presos assassinados ou simplesmente desapareciam sem deixar pistas.
Esse período ocorreu no Brasil entre os anos de 1964 a 1984, era um sistema repressivo e agia violentamente contra os opositores desse regime. Todos os direitos foram negados as vítimas como o de serem livres e iguais como declara a nossa carta Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A tortura e violação da liberdade políticas tão presentes na época e a violação dos direitos das famílias que até hoje sofrem sem saber do paradeiro dos corpos dos seus familiares, mortos nas torturas.
Na época os presos ou perseguidos políticos não tinham apoio judiciário nenhum, afinal o próprio governo brasileiro, o qual deveria lhes garantir os seus direitos eram os autores da violência sofrida por eles.