Sustentabilidade na Volvo do Brasil
Dayllerson Santos
Dayton Almeida
Hantter Santos
Liliane Marchezini
Luiz Vaz
Renata Cruz
Prof. Alex Barbosa
Centro Universitário Una
Administração de Empresas – Metodologia do Trabalho Acadêmico
27/11/12
Resumo
Este trabalho expõe ações de sustentabilidade praticadas pela empresa Volvo do Brasil. A partir da pesquisa de informações secundárias busca-se analisar ações nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Para melhor entendimento por parte dos leitores esta pesquisa foi dividida em quatro itens relevantes: metodologia da pesquisa, principais características da sustentabilidade, apresentação da empresa e ações praticadas por ela. Por fim, análises elaboradas pelos autores da pesquisa e suas considerações finais.
Palavras-chave: Sustentabilidade e Volvo do Brasil.
1. Introdução
Diante do cenário competitivo e mutável que caracteriza o mercado contemporâneo, verifica-se que as organizações vem adotando cada vez mais ações de sustentabilidade.
Sustentabilidade, em termos gerais, é a habilidade de um indivíduo ou grupo de suprirem suas próprias necessidades, ao mesmo tempo promovendo a manutenção e preservação dos recursos dos quais se utilizam hoje, para que as futuras gerações também possam usufruir destes mesmos recursos para atenderem às suas necessidades.
Do ponto de vista corporativo, para ser sustentável, um empreendimento precisa ser economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.
De acordo com a visão do Grupo Volvo do Brasil, demonstrada em seu próprio site, a sustentabilidade provém do compartilhamento de valores e princípios que levam à melhoria contínua de sua atuação, orientada por resultados econômicos, equidade social e responsabilidade ambiental. Com esta política de atuação, a Volvo do Brasil foi eleita a mais sustentável em seu seguimento. O Desenvolvimento Sustentável torna-se um pré-requisito essencial para que a organização