Governança Corporativa
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GOVERNANÇA CORPORATIVA
NOVEMBRO 2013
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – DEFINIÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
2.1 Os objetivos do sistema de Governança Corporativa
2.2 Os efeitos positivos e negativos do sistema de Governança Corporativa
3 - A CRISE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
4 - ESTUDO DE CASO: Governança Corporativa no Sistema de Gestão da Concessionária VOLVO
4.1 Áreas Gestoras
4.2 Valores Corporativos
4.3 Sustentabilidade em foco
5 – CONCLUSÃO
6 – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. INTRODUÇÃO
Com o avanço do crescimento no mercado econômico e a facilidade e oportunidades oferecidas no mundo corporativo contribuíram para um aumento do número de ocorrências empresariais no tocante a fraudes, lavagem de dinheiro, desvios de conduta, corrupção, agenciamento, abusos de poder e outros. Tais motivos levaram as empresas a buscarem a proteção de seus ativos em uma melhor aplicação de seus recursos, e transparência de uma responsabilidade Corporativa em seus negócios.
Sendo assim, em um aspecto corporativo e econômico as organizações visualizaram então a necessidade de criar um sistema de controles (Governança corporativa) que norteasse as empresas a uma gestão séria e eficaz, na qual os interesses dos proprietários fossem atendidos plenamente. Esta ideia de se criar uma governança corporativa surgiu após as mudanças do último século no mundo empresarial, onde os proprietários saíram de dentro das empresas e entregaram seus negócios para serem geridos por terceiros.
Entretanto, para todo o sistema existem os seus pontos positivos e negativos que nem sempre os interesses dos gestores estão alinhados com a visão, missão e objetivos da organização, gerando assim um conflito de interesses ou risco de agência.
O objetivo deste trabalho é analisar o sistema de Governança Corporativa na Montadora Volvo, a fim de verificar toda a sua gestão baseada no conceito de Governança