Embreagem
ETEC Fernando Prestes
T.P.M.N.
Marcos Daniel da Silva Bravo
EMBREAGENS
Sorocaba
2013
C.P.S
ETEC Fernando Prestes
Marcos Daniel da Silva Bravo
EMBREAGENS
Trabalho de conclusão de semestre sob orientação da profª Leila Tereza
Sorocaba
2013
RESUMO
Como usar a embreagem, como ela é e como ela funciona por baixo da alavanca que todos conhecemos. Alguns defeitos mais populares da embreagem e por que ela é essencial nos veículos do mundo todo (exceto os carros elétricos)
EMBREAGEM. TUDO SOBRE EMBREAGEM
Introdução
Se você dirige um carro com câmbio manual, saiba que ele não possui apenas uma embreagem. E carros automáticos também possuem embreagem, apesar de não terem o pedal. Embreagens existem em muitas coisas que vemos no dia a dia: Serras elétricas, furadeiras sem fio. Elas existem para fazer a união de duas árvores rotativas em que: Uma fica em constante movimento devido a um motor, e a outra é acionada para fazer a união de outro dispositivo.
Desenvolvimento
A embreagem conecta as duas arvores pra ficarem em constante movimento, ou as separa. No motor de um carro, é preciso uma embreagem por que o motor gira o tempo todo, e o câmbio e as rodas não. Então pro carro parar, é necessário que o motor seja desconectado das rodas de alguma maneira.
É composta por um platô de embreagem, disco de embreagem, e uma mola de deslocamento. No carro, quando seu pé está fora do pedal, as molas empurram a placa de pressão contra o disco de embreagem, que é por sua vez empurrado contra o volante. Isso liga o motor à arvore de entrada do câmbio, girando-os assim na mesma velocidade. Quando o pedal da embreagem é pressionado, um cabo empurra o garfo, que pressiona o rolamento da embreagem contra o centro da mola tipo diafragma. Quando o centro da mola é empurrada, uma série de pinos próximos ao lado de fora da mola levam-na a afastar a placa pressão do disco para longe do disco de embreagem. Isto solta o disco de embreagem do motor,