Sustentabilidade na Quimica
Sustentabilidade é um termo atualmente utilizado para designar não apenas o bom uso dos recursos naturais do planeta, inclusive não os poluindo, e tem uma estreita relação com ecologia, que é o estudo do meio ambiente.
Falando-se em “química verde” em um lado empreendedor, não é possível deixar de mencionar uma das principais normas existentes: a normatização ISO 14001. A ISO define o básico de um escopo de uma política ambiental da seguinte forma:
a) seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços,
b) inclua um comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição,
c) inclua um comprometimento em atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem a seus aspectos ambientais,
d) forneça uma estrutura para o estabelecimento e análise dos objetivos e metas ambientais,
e) seja documentada, implementada e mantida,
f) seja comunicada a todos que trabalhem na organização ou que atuem em seu nome, e
g) esteja disponível para o público. (Associação Brasileira De Normas Técnicas, 2004)
Podemos perceber que a norma não deixa escapar aquilo que é de grande importância, que são os requisitos legais, ou seja, que tem relação com a legislação vigente. Outro ponto importante para qualquer empreendimento. Uma das principais funções da implantação de um sistema de gestão ambiental, é saber identificar exatamente no seu processo, quais os impactos ambientais de sua atividade, ou seja, quais são os aspectos ambientais. Entre algum podemos citar: a forma e o uso das energias, quaisquer emissões atmosféricas, todos os resíduos e subprodutos, entre outros.
No entanto um sistema mais simples e sem custo pode ser aplicado não só nas indústrias, mas também em qualquer tipo de organização, residências inclusive é o sistema 3R’s. O sistema é baseado em Reciclar, o que for viável, Reduzir o que não for indispensável e Reutilizar o