Administração da Produção
1. Administração da Produção: seus objetivos e estratégias
Introdução
A administração da produção pode também ser vista como a parte de qualquer responsabilidade de função ou gerência que envolva produção de produtos e serviços internos da organização, em contraste com as decisões estritamente técnicas que eles podem tomar dentro de suas funções.
Quais são as similaridades entre todas as operações produtivas?
Todas as operações produtivas podem ser modeladas como processos que transforma recursos de entrada (input) em recursos de saída (output).
Todos os recursos de entrada possuem recursos transformadores, que são, geralmente, divididos entre “instalações” e “pessoal”. Todos também possuem recursos transformados, que são uma combinação de materiais, informações e consumidores.
Todas as operações transformam recursos de input em recursos de output ao agir em algum aspecto de suas propriedades físicas, propriedades de informação, posse, localização, estoque ou acomodação, estado fisiológico ou psicológico.
Todas as operações produzem alguma combinação de bens ou produtos físicos (tangíveis) e serviços menos tangíveis. Poucas operações produzem somente produtos físicos ou somente serviços.
Todas as operações podem ser divididas em microoperações, que formam uma rede de relacionamentos de consumidores-fornecedores internos dentro da operação.
Todas as operações podem ser vistas como um conjunto de processos de negócios que geralmente cruzam microoperações baseadas em função.
Como as operações produtivas diferem uma da outra?
As operações diferem em termos de volume de seus recursos de saída.
Volume alto é geralmente associado a custo baixo.
4
Todas as operações diferem em termos da variedade dos inputs que produzem. Baixa variedade é normalmente associada a custo baixo.
Todas as operações variam de acordo com a variação da demanda com a qual elas