Classiicação climática do Brasil por Koppen

874 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

Um dos sistemas de classificação hoje mais amplamente usado é o Sistema de Classificação Climática de Köppen-Geiger. Baseia-se no pressuposto de que a vegetação nativa é a melhor expressão do clima e combina temperaturas médias mensais e anuais bem como a precipitação. Cobre cinco importantes tipos de clima, sendo cada tipo indicado por uma letra maiúscula(A,B,C,D,E) e diversos tipos e subtipos. Esse sistema de classificação também é usado no nosso país, o Brasil onde os climas das regiões variam no grupos A,B e C.

A CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE KOPPEN

A Classificação climática de Köppen-Geiger foi proposta em 1900 pelo climatologista alemão Wladimir Köppen, tendo sido por ele aperfeiçoada em 1918, 1927 e 1936 com a publicação de novas versões, preparadas em colaboração com Rudolf Geiger (daí o nome Köppen-Geiger). A classificação é baseada no pressuposto, com origem na fitossociologia e na ecologia, de que a vegetação natural de cada grande região da Terra é essencialmente uma expressão do clima nela prevalecente. Na determinação dos tipos climáticos de Köppen-Geiger são considerados a sazonalidade e os valores médios anuais e mensais da temperatura do ar e da precipitação. A classificação climática de Köppen-Geiger divide os climas em 5 grandes grupos ("A", "B", "C", "D", "E") e diversos tipos e subtipos. Cada clima é representado por um conjunto variável de letras (com 2 ou 3 caracteres) com a seguinte significação:

Primeira letra: uma maiúscula ("A", "B", "C", "D", "E") que denota a característica geral do clima de uma região, constituindo o indicador do grupo climático (em grandes linhas, os climas mundiais escalonam-se de "A" a "E", indo do equador aos pólos). Sendo a letra A com o Clima Tropical( climas megatérmicos) ; a letra B com Clima Árido; Letra C com Clima Temperado ou Clima Temperado Quente; Letra D, Clima Continental ou Clima Temperado Frio e

Relacionados