Imigração Germânica em SC
O alemães merecem uma referência especial, não apenas porque seu contingente foi numeroso, mas também porque deram importante contribuição à expansão da ocupação econômica e criaram uma nova paisagem, graças a disseminação das pequenas propriedades agrícolas e a construção de chalés típicos e a introdução de atividades artesanais, embrião de importantes indústrias.
A Colonização Alemã no Sul do Brasil foi a alternativa encontrada pelo Governo Imperial para promover a ocupação da região.
A imigração alemã no Brasil começou muito antes da grande imigração ocorrida na segunda metade do século XIX. Neste momento, imigrantes de diversas nacionalidades, especialmente européias, vieram para o Brasil em busca de emprego em um mercado que começava a se abrir e a abandonar o sistema escravista que durante tanto tempo foi predominante. Com esse pressuposto, ocuparam postos de trabalho na lavoura de café, principal produto de exportação brasileiro, e também nas nascentes indústrias, tendo em vista ainda o comércio urbano. Muito anterior a esse processo mais abrangente de nacionalidades, os alemães começaram a chegar ao Brasil como opção para ocupação do território na Região Sul do país.
Em 1822 o Brasil se tornou independente de Portugal e se deparou com algumas necessidades visíveis no novo Império. Uma delas era dar