Sustentabilidade hoteleira
Introdução
A principal ideia da sustentabilidade é que é possível continuarmos vivendo e nos desenvolvendo de forma com que haja continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis no planeta. Tudo o que se retira, se apenas retirarmos, uma hora vai acabar. Assim, devemos oferecer ao planeta ao tanto quanto retiramos dele.
A sustentabilidade esta ligada ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações, ela esta diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Adotando estas ações garantes a médio e longo o prazo as boas condições do planeta das diversas formas de vida, inclusive a de nos humanos, garantindo todos os recursos naturais necessários, florestas, matas, rios, lagos, mares, oceanos e todo nosso planeta.
Sustentabilidade na hotelaria
A sustentabilidade na hotelaria desperta conscientização para o uso de métodos de trabalho mais adequados, com mais respeito ao meio ambiente. O Intuito é de preparar e esclarecer sobre a importância da sustentabilidade na hotelaria. Onde envolvem também alimentos orgânicos e o ecoturismo como ferramentas de adaptação e fidelização do hospede estrangeiro e regional.
Sistema de gestão ambiental, bem implantado, tende a proporcionar significantes melhorias nos custos das empresas, consegue racionar a aquisição e utilização de insumos e matérias-primas, contratação de serviços e o uso de recursos naturais. Atenua significativamente o impacto ambiental, e proporciona um diferencial competitivo dentro do mercado atual. Se a qualidade foi à vedete dos anos 90 no setor de serviços, a preocupação com o cenário ambiental deverá ocupar bom espaço no inicio desse milênio. A hotelaria não poderá fugir dessa regra. Cada vez mais tem aumentado o nível de discussão e percepção