Ortopedia
1 O SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO É um sistema que está em equilíbrio constante, denominado homeostase, quando sujeito a uma força ou estresse externo, responde de uma maneira muito específica, buscando sempre restabelecer o equilíbrio como resposta. A resposta dependerá de um dos três possíveis cenários: adaptação (estabelecimento bem-sucedido de um novo estado de equilíbrio sem colapso), colapso temporário (lesão), ou colapso definitivo (morte).
O estresse pode ser de dois modos: uma carga única aguda, quando o sistema que falha agudamente é incapaz de resistir a carga aplicada, ou carga repetitiva crônica, quando o sistema funciona até que seja alcançado algum limite da fadiga, no qual ocorrerá uma falha em algum momento.
No sistema biológico, qualquer modo de falha iniciará uma resposta protetora-curativa, denominada de reação inflamatória. Uma reação importante desta reação é a dor, que tem como único propósito chamar atenção para o local da lesão. A dor pode prevenir a ocorrência de mais lesão, causando uma atitude protetora e limitando o uso da estrutura lesada.A resposta inflamatória é também caracterizada por aumento da vascularização aumentada e por edema no local da lesão.
A dor permite que ocorra processo curativo removendo estímulos dinâmicos do sistema biológico. Essa remoção (repouso), promove a deterioração do limite de tolerância de um sistema a um limiar mais baixo, assim, quando a lesão estiver resolvida e o sistema curado, o local pode estar mais vulnerável a uma nova lesão quando estímulos normais forem aplicados a estruturas recentemente reparadas.
Contrário a esse cenário, o sistema pode se adaptar com sucesso ao novo ambiente, antes que a falência ocorra. O resultado é a hipertrofia, função aumentada e assim por diante, com um consequente aumento no limite de tolerância do sistema.
2 CONCEITO