Sustentabilidade da mineracao artesanal
Sustentabilidade da mineração
artesanal de ouro na Amazônia
Encurtando o caminho
entre a teoria e a prática
Dirceu Sobrinho;
Rodolfo N. Sousa;
University of British Columbia – Vancouver, Canadá
Mineração Artesanal Ouro Roxo – Itaituba/Jacareacanga – PA – Brasil
Marcello M. Veiga;
University of British Columbia – Vancouver, Canadá
Objetivo
É objetivo deste artigo é apresentar a forma de trabalho da mineração artesanal de ouro na Amazônia, a dimensão e os impactos sociais e ambientais desta atividade, bem como apresentar as ações do “Projeto Mercúrio Global/Cuide de seu Tesouro” como uma iniciativa-piloto de sucesso para minimizar impactos ambientais por meio da educação e conscientização de garimpeiros.
Cenário atual e tendências da mineração artesanal de ouro na Amazônia
Mineração artesanal é o termo usado para definir a atividade de mineração que utiliza métodos rudimentares para extração de qualquer substância mineral, em geral de depósitos superficiais.
O pico do ciclo de ouro na Amazônia ocorreu na década de
Legenda? Legenda? Legenda? Legenda? Legenda? Legenda? Legenda? Legenda?
Legenda? Legenda? Legenda? Legenda? Legenda? Legenda?
32 Revista Meio Ambiente Industrial
Janeiro/Fevereiro 2009
80. Naquela ocasião, a Amazônia chegou a ter uma população garimpeira de cerca de 1 milhão de pessoas – hoje, se acredita que a população está em torno de 200 mil. Estima-se que a mineração artesanal de ouro em todo o mundo seja fonte de cerca de 1.000 toneladas de mercúrio no ambiente. De acordo com a Onudi – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (2006), cerca de 30 milhões de pessoas no mundo estão diretamente envolvidas com a extração artesanal de minérios, das quais cerca de 15 milhões estão envolvidas com mineração artesanal de ouro em mais de 70 países em desenvolvimento. Entre 400 e 800 toneladas de ouro produzidas no mundo provêm da mineração artesanal. No mundo