Estudo de Caso - Vale do Rio Doce
Impactos ambientais
Empresa escolhida Vale do Rio Doce.
1 - História
A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo. Brasileira, criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais em 1942 no governo Getúlio Vargas. A Vale é hoje uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, e com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, Paris, Madrid, Hong Kong e na Bolsa de Valores de Nova York, integrando o Dow Jones Sector Titans Composite Index.
A Vale consome cerca de 5% de toda a energia produzida no Brasil. É considerada a terceira maior mineradora do mundo, a maior produtora de minério de ferro e a segunda maior de níquel. A Vale destaca-se ainda na produção de manganês, cobre, carvão, cobalto, pelotas, ferroligas e alguns fertilizantes, como os fosfatados e nitrogenados. Opera em 13 estados brasileiros e nos cinco continentes e possui mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária e nove terminais portuários próprios. É a maior empresa no mercado de minério de ferro e pelotas (posição que atingiu em 1974 e ainda mantém) e a segunda maior produtora integrada de manganês e ferroligas, além de operar serviços de logística, atividade em que é a maior do Brasil.
No Brasil, os minérios são explorados por quatro sistemas totalmente integrados, que são compostos por mina, ferrovia, usina de pelotização e terminal marítimo (Sistemas Norte, Sul e Sudeste).
Em 2006 a Vale incorporou a empresa canadense Inco, a maior mineradora do mundo.
1.1 - Missão:
A missão da mineradora Vale do Rio Doce, é transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.
1.2 - Visão:
Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta. Comprometida com a qualidade de vida e a preservação ambiental das regiões em que está inserida.
Incorporar a sustentabilidade nos negócios é um