Responsabilidade Social e Mineração
1.1 - Contexto Histórico e Conceito
Foi a partir da década de 70 que a preocupação com o meio ambiente ganhou força no cenário mundial, onde a sociedade passou a questionar o papel das empresas, cobrando uma maior responsabilidade social na gestão empresarial.
Foi nessa década que surgiram os primeiros debates sobre os riscos ambientais provocados pelo desenvolvimento econômico vigente. Na época, muitos países que estavam em crescimento, afirmavam que o controle da poluição prejudicava o progresso econômico. No entanto, com o passar dos anos, motivada por uma pressão da sociedade e da legislação ambiental, muitas empresas perceberam que o custo para solucionar um risco ambiental, aliado a um conflito social era mais alto que o custo de agir de forma coordenada com a sociedade e o meio ambiente.
Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia houve uma interação entre os mercados mundiais, colocando as empresas a competirem em escala global. Por esse motivo, as empresas tiveram que mudar a sua estratégia de negócio para enfrentar esse novo cenário.
Hoje, o desafio de uma empresa vai além da excelência em produtividade e competitividade do seu negócio, existe também uma preocupação voltada para gestão empresarial focada na qualidade da relação da empresa com seus clientes, fornecedores, parceiros, governos, meio ambiente e comunidade onde atua, gerando valores para todos.
Nesse contexto, surge a questão da Responsabilidade Social Empresarial e podemos defini-la da seguinte forma:
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionam o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.