Sustentabilidade e Responsabilidade Social – Estudo sobre a Relação entre a Adoção de Práticas Sustentáveis e o Retorno de Investimentos
Autoria: Aline Rodrigues, Amanda Figueiredo, Erika Trevenzoli, Jéssica Vilela, Juliana Andreatta, Karen Heiderick, Mariana Dias, Uérica Diniz1
Resumo
Este artigo visa descrever a relação entre, adoção de práticas sustentáveis e o retorno de investimentos para a Samarco e a sociedade - tendo por objeto de estudo a Empresa Samarco Mineração S.A - demonstrando que, através de investimentos em programas e projetos sustentáveis de conservação, conscientização ambiental e desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que mantém operações, é possível reduzir os impactos gerados pela atividade mineradora.
Palavras Chaves: Mineração, Sustentabilidade, Samarco, Responsabilidade Social.
1. Introdução
No mundo corporativo os aspectos ambientais e sociais vêm sendo tratados com o objetivo de poupar recursos naturais para as gerações futuras. As empresas têm mudado seus conceitos de maneira a adaptar-se a nova exigência do mercado global. Tais mudanças também devem ocorrer na visão empresarial, em seus objetivos e estratégias de marketing para sua melhor competitividade. (KRAEMER, 2004).
Segundo Farias (2002) a mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equilibrada, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável. Segundo a economista, PHD em desenvolvimento sustentável Maria Amélia Rodrigues da Silva Enríquez, a mineração pode ser considerada sustentável se ela minimizar os seus impactos ambientais e mantiver certos níveis de proteção ecológica e de padrões de qualidade ambientais.
A Samarco, empresa em questão, uma mineradora brasileira cujo principal produto