Implementacao da memoria virtual no windows
Engenharia Informática e de Telecomunicações
Sistemas Operativos
Tema: Implementação da memória virtual no Windows
Introdução:
A memória virtual foi um dos mecanismos mais interessantes criados até hoje no mundo da computação, fazendo com que programas compartilhem a RAM do sistema, pensando que possuem toda a memória disponível para uso próprio.
A memória virtual ou arquivo de paginação do Windows é uma forma de gerenciamento de memória primária, que possibilita independentemente do tamanho da memória principal, que um número maior de processos compartilhe a memória principal e minimizando assim o problema da fragmentação. O que possibilita que um programa e seus dados ultrapassem os limites da memória principal.
Memória Virtual:
Segundo Deitel, o termo memória virtual é normalmente associado a habilidade de um sistema endereçar muito mais memória do que a fisicamente disponível [DEI92, p. 215].
Memória virtual, é uma técnica sofisticada e poderosa de gerência de memória onde as memórias principal e secundária são combinadas, dando ao usuário a impressão de que existe muito mais memória do que a capacidade real de memória principal. (in Texto de apoio 4: Gerenciamento de memória principal).
Figura . Representação da memória virtual e memória real
A memória virtual consiste em usar duas noções de endereço:
Espaço de endereçamento virtual: é o conjunto de endereços virtuais que um processo pode endereçar.
Espaço de endereçamento real: é o conjunto de endereços reais que um processo pode endereçar.
É de salientar como principal vantagem da memória virtual a permissão de um uso mais eficiente da memória física, visto que permite um maior número de processos a compartilhar a memória principal, porque apenas partes de cada processo estarão residentes.
Implementação da memória virtual
A memória virtual pode ser implementada basicamente