Direitos humanos
Estabelece diretrizes e princípios para atuação da Vale no que se refere ao respeito aos direitos humanos em seus projetos e operações, ao longo do ciclo de vida das suas atividades e em sua cadeia produtiva, nas regiões onde está presente.
Aplicação
Esta Política se aplica à Vale e deve ser adotada pelas suas fundações, associações ou entidades, além das empresas controladas no Brasil e no exterior, respeitando sempre a legislação local. A Vale também estimula a adoção desta Política pelas entidades das quais participa e incentiva a sua aplicação em sua cadeia produtiva.
Referências
• POL-0001-G - Código de Conduta Ética
• POL-0003-G - Política de Desenvolvimento Sustentável
• Código de Conduta dos Fornecedores
Nota: Ver Anexo 1 sobre Compromissos e Referências Internacionais.
Princípio
A proteção, promoção e conscientização dos Direitos Humanos em nossas atividades e ao longo de nossa cadeia produtiva, em conformidade com os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Diretrizes de atuação
Esferas de Influência
Reconhecemos que nossa capacidade de interferir em políticas, procedimentos e práticas varia em função do grau de influência que exercemos junto aos nossos stakeholders. Mesmo aonde nossa capacidade de influência é menor, contribuímos com ações de conscientização e promoção dos Direitos Humanos.
Política de Direitos Humanos
Empregados Governo Sociedade
Comunidades
(Local, Tradicional /
Indígenas)
Fornecedores
(contratos),
Parceiros,
Clientes
Esferas de Influência da Vale para fins de respeito e promoção dos direitos humanosEmpregados
Proporcionamos condições dignas de trabalho e buscamos promover ações educacionais que viabilizem o crescimento profissional e pessoal, procurando sempre manter um ambiente de trabalho saudável. Não toleramos discriminação ou assédio de qualquer natureza, inclusive moral ou sexual. Respeitamos a liberdade de associação e a negociação coletiva e a diversidade.