sussex
A Sussex é uma das raças de galinha mais antiga e de dupla finalidade para a Inglaterra e o mundo, é originaria da Inglaterra em torno da época da conquista romana da Grã-Bretanha em 43 d.C, destinada tanto ao corte como à postura. É pouco explorada no Brasil por apresentar pele branca, as de pele amarela são mais apreciadas em nosso país.
Trata-se de uma ave com a maior capacidade de postura de ovos entre todas as raças britânicas tradicionais, é grande, de figura quadrada, de dorso largo e amplo, onde o galo atinge mais de 4 kg e a galinha entre os 3 e 3,5 kg.
Variedades da raça:
Existem de fato quatro variedades da raça : A "Brown", que desde 1913 é utilizada mais para exposições, pois é uma variedade rara; A "Light", é a variedade mais comum e de melhor postura, podendo colocar entre 240 e 280 ovos por ano; A ''Red'', apresenta um empenamento mais rápido se comparado as outras e acredita-se que por uma época foi até extinta do país; A "Speckled" que é a preferida pelos criadores por ter melhor postura, notadamente no inverno e dar pintos mais rústicos, embora tenha ovos um pouco menores que os das demais variedades e a ''White'', que é a mais rara depois da Brown e também é utilizada para exposições, devido a sua plumagem branquinha e bonita. Caracteristicas gerais e morfológicas:
Resistência: Boa, fácil de criar, resistente ao Inverno e a doenças, mas como qualquer galinha requer um local seco e abrigado para pernoitar.
Personalidade: Calma, facilmente domável, também bastante inteligente para uma galinha.
Finalidade: Possui dupla aptidão, ou seja, tanto na carne quanto na postura, onde no primeiro ciclo de postura, as galinhas dessa raça produzem em torno de 180 ovos de casca marrom que pesam em média 55g.
Plumagem: Varia muito entre as variedades, podendo ser De penas largas e arredondadas, em tom de branco puro com penas pretas na cauda, apenas branco puro, marrom à alaranjado, marrom com preto e pintada de marrom com branco.
Peso: Galo