Abstracts-Traduzido
Mariana Mazzucato:
O título do meu seminário é: Finanças para a destruição criativa e não para criação destrutiva: ideias para a indústria farmacêutica e de biotecnologia. por Mariana Mazzucato RM Phillips Professora em Política Científica e Tecnológica da Universidade de Sussex (www.marianamazzucato.com)
RESUMO: A inovação é incerta, coletiva e cumulativa. O papel dos mercados financeiros na inovação deve ser entendido na forma como a finança se relaciona com estas três características. Irei apresentar os resultados recentes do meu projeto FINNOV (www.finnov-fp7.eu) que analisa a forma com que os mercados financeiros têm, em muitos casos, penalizado a inovação e também permitiram que alguns agentes financeiros se posicionassem ao longo da curva cumulativa da inovação, recebendo muito mais do que eles investiram, de modo que os riscos e as recompensas não ficaram alinhados. Darei exemplos concretos de empresas farmacêuticas e de biotecnologia, e concluirei com sugestões sobre como a reforma dos mercados financeiros é necessária para fomentar mais a destruição criativa e menos a criação destrutiva.
No site do FINNOV, existem também muitos recursos que os participantes do seminário podem achar úteis: www.finnov-fp7.eu
Em específico, esses três resumos de propostas de lei dentro do projeto podem ser referências úteis:
FINNOV Primeiro projeto de lei (Os mercados financeiros recompensam a inovação?) (Janeiro de 2010)
FINNOV Segundo projeto de lei (As dinâmicas das bolhas financeiras)(Maio de 2011)
FINNOV Projeto de Lei Final (Reformando um sistema disfuncional)(Fevereiro de 2012)
Maureen Mackintosh:
Os produtores indianos de genéricos, o acesso a medicamentos essenciais e a produção local na África: sob quais condições a produção local sustenta um melhor acesso?
Esta apresentação reflete sobre alguns resultados de pesquisas recentes tratando das interconexões entre a produção local de medicamentos dentro da Tanzânia, o acesso a