avicultura
Existe um grande número de raças e cruzamentos de galinhas que são utilizados para produção de ovos, de carne e outros usos, Este comunicado técnico visa orientar os produtores na escolha das raças ou linhagens a serem incorporadas nos empreendimentos rurais, dedicados a produção de galinhas, e seus produtos e subprodutos.
A correta escolha da raça das galinhas para criações de subsistência e para criações comerciais é importante para o sucesso do empreendimento. Os empreendimentos podem ter objetivos distintos, sendo que uns se preocupam em produzir para subsistência, outros para concursos de padrão racial, e outros para melhorar a eficiência e a competitividade comercial.
No caso daqueles interessados em produção para subsistência e agroecológicas, interessam as galinhas capazes de produção de ninhadas, cujos frangos machos possam ser abatidos aos seis meses de idade e que as fêmeas integrem o plantel de produção de ovos. Para esse tipo de produtor as raças mais recomendáveis são:
Raças para criações de subsistência
Plymouth Rock
Rhode Island Red (vermelhas)
New Hampshire
Sussex
Minorca
Gigante de Jersey
Orpington
Australorp
Combatente Sumatra
Cornish
CARACTERISTICAS
Plymouth Rock: apresenta pele amarela e crista lisa. Foi muito utilizada nos primeiros cruzamentos para produção de frangos de corte. Atualmente serve de material básico de muitas linhas cruzadas. As penas brancas representam uma grande vantagem desta raça para a produção comercial de frangos e para os abatedouros que preferem aves de penas brancas às coloridas. A maioria das linhas originais eram de empenamento tardio, uma desvantagem para a produção de frangos de qualidade, no entanto, a maioria das linhas disponíveis atualmente são de empenamento rápido.
Rhode Island Red (vermelhas) São galinhas amigáveis com um bom temperamento. São bons animais de estimação para as crianças, embora possam ficar agressivos quando incomodados. São