Sistema SAP
Em 1972, cinco ex-empregados da IBM Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Claus Wellenreuther lançaram uma empresa chamada Systems Applications and Products in Data Processing (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados) em Mannheim, Alemanha.
A visão era desenvolver um software aplicativo padrão para processos de negócios em tempo real.
A empresa possui sede em Walldorf na Alemanha e subsidiárias em mais de 130 países, a SAP AG é líder mundial em software empresarial e serviços relacionados com software.
SAP Américas, subsidiária da SAP AG, supervisiona as operações de negócios da empresa nos EUA, Canadá, América Latina e no Caribe.
Em agosto de 1988, a SAP GmbH se transforma em SAP AG. A partir de 4 de novembro, 1,2 milhões de ações passam a ser negociadas nas bolsas de Frankfurt e Stuttgart.
Em 1995, a SAP inaugura sua subsidiária no Brasil que para atender a legislação e as normas brasileiras de contabilidade passa, por um processo de adequação do sistema. Atualmente, a SAP Brasil é uma das maiores subsidiárias da empresa no mundo e seu foco está em atender pequenas e médias empresas.
Segmentos do mercado
Aeroespacial e Defesa
Automotivo
Bancário
Produtos químicos
Bens de consumo
Defesa e segurança
Engenharia, Construção e Operações
Assistência Médica
Ensino Superior
Alta tecnologia
Maquinário industrial e Componentes
Seguros
Ciências da vida
Mídia
Produtos de metalurgia
Mineração
Petróleo e gás
Serviços profissionais
Setor público
Varejo
Esportes e entretenimento
Telecomunicações
Transporte e Logística
Serviços de utilidade pública
Distribuição no atacado
Início e evolução
O primeiro aplicativo de contabilidade financeira , que formava a base para o contínuo desenvolvimento de outros componentes de software dessa grande empesa foi o "R1". O “R” é a primeira letra de “real-time data processing” (processamento de dados em tempo real).
O