Suspensão a ar
2.1 Considerações Iniciais Neste projeto serão apresentadas todas as etapas do processo de implementação e customização, do sistema de suspensão da pick up Chevrolet C-10 ano 1973.
Figura 01: Chevrolet C-10 1973. Este modelo de veículo teve seu projeto inicial no ano 1964 com o propósito de veículo utilitário para transportes de materiais diversos com uma capacidade de carga eu seu compartimento de aproximadamente 1200 kg. Para transportar tamanha carga o veículo possui motorização Chevrolet já fabricado no Brasil, de seis cilindros em linha com cilindrada de 3500 cm³ com pistão de 3.7/8” desenvolvendo cerca de 150 cv de potência de acordo com dados do fabricante. Figura 02: Motor Chevrolet 3500 seis cilindros. Com esta motorização e relação de câmbio com rotações reduzidas, bielas dos pistões longas a parte de motorização se mostrava muito eficiente para o trabalho pesado do dia a dia. Mas para transportar todo este peso o conjunto de suspensão deve ser eficiente e robusto. Neste veículo a Chevrolet não deixou a desejar, o veículo é equipado com sistema de braços independentes e amortecedores trabalhando com auxílio molas na parte dianteira do veículo, gerando conforto para motorista e passageiro. Na parte traseira o sistema utilizado é o de feixe de molas. O sistema de feixe de molas se faz muito eficiente em aplicações onde o esforço axial e o peso transportado são muito maiores do que nos carros tradicionais. Para conseguir se comportar de forma eficiente o sistema de suspensão traseiro funciona com dois amortecedores e os feixes de molas laterais.
Figura 3: Suspensão traseira com feixe de molas.
2.2 Objetivos 2.3 Geral A implantação do sistema de suspensão a ar no veículo monitorado eletronicamente, visando regulagens de altura do veículo de forma aleatória, de forma que chassi do veículo toque o solo quando o ar for dissipado do