SERVI O NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
SENAI CAÇADOR SC
TÉCNICO EM ELTROTÉCNICA III FASE
SISTEMA DE FILTRAGE DE AR COMPRIMIDO
ALUNO: LEANDRO RODRIGUES NUNES
PROFESSOR: GILVANO SERGIO BONATTO
UNIDADE CURRICULAR: ELETRO PNEUMÁTICA
CAÇADOR SC
2015
Filtro de ar comprimido
A função do filtro de ar é reter as partículas de impurezas, bem como a água condensada, presente no ar que passa por ele.
Funcionamento:
O ar comprimido, ao entrar no copo do filtro, é forçado a um movimento de rotação por meio de rasgos direcionais. Com isso, por meio de força centrífuga separam-se impurezas maiores e gotículas de água, que se depositam então no fundo do copo
O condensado acumulado no fundo do copo deve ser eliminado, o mais tardar, ao atingir a marca do nível máximo, já que, se isto não ocorrer, será arrastado novamente pelo ar que passa.
As partículas sólidas maiores que a porosidade do filtro, é retida por este. Com o tempo, o acúmulo dessas partículas impede a passagem do ar. Portanto, o elemento filtrante (bronze sinterizado ou malha de nylon) deve ser limpo ou substituído em intervalos regulares.
Em filtros normais, a porosidade encontra-se entre 30 e 70 micra. Filtros mais finos têm elementos com porosidade até três micros. Ar comprimido limpo é essencial nas indústrias de processamento de alimentos, eletrônica, equipamentos hospitalares e odontológicos, indústria fotográfica, plásticos e na instrumentação. Ar limpo nessas e nas outras aplicações significam mais do que apenas ar isento de contaminação por partículas sólidas. O ar utilizado nessas indústrias deve também estar isento de aerossóis de água e de óleos contaminantes, que fogem do raio de ação dos sistemas de filtragem convencionais. Por que a contaminação submicrônica é um problema? Uma micra, identificada pelo símbolo "µm", é também denominada de micrômetro (igual a um milionésimo de metro ou 0,000039 polegadas, em tamanho). Um simples fio de cabelo humano mede aproximadamente 80 micra