SERVI O NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
ACUMULADORES HIDROPNEUMÁTICOS Trabalho apresentado pela aluna Janine Pompermaier do 3 modulo de Automação Industrial, para a disciplina de Hidráulica e Pneumática.
Vitória, 2012.
Os líquidos são praticamente incompressíveis, assim não podem armazenar energia em forma de pressão. Já nos acumuladores hidropneumáticos, se junta a compressibilidade de um gás para então, o armazenamento de líquidos,ou seja, armazena energia hidráulica,compensada pelo nível de fluido que muda e absorve choques.
Entretanto, os fluidos hidráulicos incompressíveis deveram ser armazenados sob pressão com o uso de um acumulador.
Suas principais aplicações:
Acumulador de energia;
Amortecimento de pulsações;
Reserva de energia para emergência;
Compensador de pressão;
Compensador de volume;
Equilíbrio de forças;
Amortecimento de golpes;
Separador de fluidos.
Existem vários tipos de acumuladores hidropneumáticos:
1) Acumulador de bolsa ou bexiga:
Esse tipo de acumulador tem a característica principal, de incorporar uma bolsa ou bexiga de borracha sintética para separar o gás do fluido hidráulico. Devido a certas características dos fluidos, como por exemplo, resistência ao fogo, é muito importante selecionar o material adequado para a bolsa a ser utilizada. O óleo que é disponível pode haver uma variação de 25% e 75% de sua capacidade total, variando nas condições de operação. Pois com uma variação alem, pode vir a esticar ou enrugar a bolsa limitando assim, sua vida útil.
Sua pressão, é em função da compressão e varia com o volume de óleo na câmara.
Sua instalação deve ser na forma vertical. E o importante, que não se deve usar oxigênio ou ar. E checar a pressão do nitrogênio depois da primeira semana de instalação e depois a cada seis meses.
Um acumulador de bexiga é composto por parte liquida e outra de gás com uma bexiga servindo de intermediário. A parte liquida tem comunicação com o circuito