REFORMA CAPANEMA
LÚRIAN GLAUBER COSTA DA COSTA
Reforma Capanema
MACAPÁ
2013
LÚRIAN GLAUBER COSTA DA COSTA
Reforma Capanema.
Trabalho de pesquisa apresentado ao Instituto de Ensino superior faculdade Atual, como pré-requisito para avaliação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, sob orientação do profº. Rildo Nascimento.
MACAPÁ
2013
Reforma Capanema
Reforma Capanema foi o nome dado ás transformações projetadas no sistema educacional em 1942, durante a era Vargas, liderada pelo Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, que ficou conhecido pelas grandes reformas que promoveram elas, a do ensino secundário e o grande projeto de reforma universitária, que resultou na criação da Universidade do Brasil, hoje, Universidade federal do Rio de Janeiro.
Reforma Capanema ou Leis Orgânicas do Ensino, estruturou o ensino industrial, reformou o ensino comercial e criou Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI,como também trouxe mudanças no ensino secundário. Gustavo Capanema esteve a frente do Ministerio da Educação durante o governo Getulio Vargas, entre 1934 a 194.
• Decreto- lei n. 4.073, de 30 de Janeiro de 1942 que organizou o ensino industrial;
• Decreto- lei n. 4.048, de 22 de Janeiro de 1942 que instituiu o SENAI
• Decreto- lei n. 4.244, de 9 de Abril de 1942, que organizou o ensino secundário em dois ciclos: o ginasial, com quatros anos, e o colegial, com três anos;
• Decreto- lei n. 6141, de 28 de Dezembro, que reformou o ensino comercial.
Em 1946, já no fim do Estado Novo e durante o governo provisório, a Lei Orgânica do Ensino Primário organizou esse nível de ensino com diretrizes gerais, que continuou a ser responsabilidade dos estados; organizou o ensino primário supletivo, com duração de dois anos, destinados a adolescentes a