Suspensão automotiva -
ENGENHARIA MECÂNICA
VEÍCULOS FORA DE ESTRADA TIPO BAJA
Professor:
Alunos:
Curitiba
Introdução
Primeiramente será abordado um breve comentário sobre suspensão onde posteriormente será feito uma análise com o auxílio do software matlab para obter resultados que interpretem o que acontece com um veículo quando submetido a determinados condições, condições essas que serão as condições de contorno para o entendimento do problema em questão.
Suspensão Automotiva
Suspensão é um conjunto de peças que adequa a transmissão de energia da excitação de base (uma lombada, por exemplo) e a capacidade de aderência do veículo ao solo. É feito por um conjunto de mola e amortecedor.
O conjunto suspensão pode ser considerado como um filtro mecânico, pois pode permitir ou rejeitar faixas de frequências do espectro da excitação do solo. Por isso, carros fora de estrada e urbanos possuem características díspares quanto ao desempenho. É pertinente ressaltar que o primeiro, em geral, possui exigências maiores quanto às solicitações mecânicas, tornando o projeto de suspensão mais restritivo.
Há molas de vários tipos: de feixe e a ar, que são utilizadas geralmente em caminhões; mola em espiral, usada tanto na suspensão dianteira como traseira; e mista - espiral na frente e feixe atrás. E ainda o tipo de torção, constituído por uma barra de torção ou um feixe de lâminas, que absorvem os impactos deformando-se. Estas barras de torção são encontradas na suspensão traseira dos VW Fusca e VW Kombi, entre outros veículos.
A suspensão, portanto, é um sistema presente em veículos que é responsável por absorver as irregularidades do terreno e manter todas as rodas no chão. O sistema de suspensão absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também é responsável pela estabilidade do automóvel.
Análise Matemática