22222222
Desta forma, o Brasil terá profissionais aptos para realizar projetos e desenvolvimentos de veículos automotivos
* Ivando Severino Diniz
Os veículos modernos possuem cada vez mais tecnologias de sistemas eletroeletrônicos embarcados, teoria de Controle e eletrônica de potência, adicionados aos sistemas mecânicos e aerodinâmicos. Só isso já justificaria a formação de um novo profissional. Relativo ao mercado de trabalho, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil encerrou 2011 com uma frota de 70,5 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, carretas e motocicletas. Este número é 121% maior na comparação com a frota que circulava pelo país em 2001: 32 milhões de veículos.
O projeto pedagógico de um curso de graduação em Engenharia Automotiva foi criado visando formar profissionais para atuar em projetos nas indústrias do setor automotivo, como: Montadoras de Veículos de Passeio, Máquina de Mineração e Agrícola; Indústrias de Sistemas Embarcados Automotivos; Indústrias de Projetos de Sistemas Mecânicos Automotivos; Indústrias de Motores e Transmissões; Indústrias de Suspensão Passiva e Ativa; Indústrias de Sistema de Direção e Freio; Indústrias de Embreagem; Indústria de Sistema Pneumática; Indústria de Sistema de Controle Eletrônico Automotivo; Indústrias de Projeto e Análise Dinâmica Estrutural, Aerodinâmica e CFD; Indústrias de Chassis e Carrocerias; Empresas de Ônibus em Manutenção e Sistemas de Refrigeração, Ar Condicionado Automotivo entre outras.
Para a criação deste projeto pedagógico foram realizadas pesquisas no Brasil e exterior dos Cursos de Graduação e Pós-graduação existentes na área incluindo: Engenharia Automotiva, Engenharia de Controle e Automação; Engenharia da Mecânica e Produção Automotiva, livros de sistemas automotivos e visitas às indústrias da região.
Para a formação do profissional, de acordo com este projeto pedagógico, o aluno