sus e seus direitos
Questões Reflexivas – Estrutura da UBS I
1. Considerando as leituras obrigatórias do “MS 2008, Manual da Estrutura da UBS” e do artigo “Siqueira e Cols. 2009, Barreiras Arquitetônicas”, bem como, o que observou ao responder o questionário, faça uma reflexão crítica sobre as necessidades e limitações observadas, sua significação para a UBS e para o usuário e como elas afetam diretamente o seu trabalho.
Conforme feito a leitura do artigo e do texto citados acima, devemos primeiramente mostras alguns pontos de vista do programa de saúde da família que foi criando no ano de 1994 com apoio ao SUS para melhorias das condições de vida da comunidade.
A saúde da família è uma estratégica de caráter substitutivo de Atenção Básica tradicional, acima de tudo compromisso com a promoção á saúde, comas mudanças dos hábitos e padrões de vida, mediante o empoderamento dos indivíduos e familiares frente à vida. Para tal, a Equipe de Saúde da Família tem composição multiprofissional e trabalha de forma interdisciplinar. É responsável integral continuada á saúde de uma população.
A UBS é comandada por uma gestão de saúde, elas foram desenvolvidas no papel de umas maneiras arquitetônicas mais a realidade e outras muitas UBSF são completa casa de apenas alguns metros quadrados onde faltam muitas coisas. Os deficientes visuais têm a maior dificuldade de locomoção dentro ou próximo das UBSF, os idosos estes sim são os que mais sofrem com a falta de corrimões de apoio muitos degraus, está e algumas dificuldades são impostas à terceira idade hoje, na realidade das UBSF.
As barreiras impostas ás pessoas com limitações temporárias, aos idosos e os portadores de deficiência são formadas por e qualquer barreira relacionada ás construções urbanas edificações. As barreiras impedem o exercício do mais básico dos direitos de qualquer cidadão, o de deslocar-se livremente. A presença de escadas, degraus altos, banheiros não adaptados, transporte publico