SUS um programa para todos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O SUS foi criado com a intenção de atender a todos porém para que possamos entender melhor precisamos saber um pouco sobre a historia e como aconteceu a criação e entender como ocorre o sistema único de saúde na pratica, assim espero ter ampliado a minha concepção que é um dos mais moderno de todo o mundo e 80% da população do nosso pais precisa dele, ser discriminação e sem preconceito como é dado nos princípios organizativos.
2 DESENVOLVIMENTO
O SUS ou Sistema Único de Saúde é o que chamamos de saúde para todos, pois 80% da população brasileira são atendidas pelo o SUS, assim é de modo igualitária independente de raça, religião, sexo ou algum tipo de patologia que não é comum no dia-a-dia. Sabemos que o sistema de saúde publica do Brasil de modo que se consta na nossa constituição ‘’A saúde é direito de todos e dever do Estado’’. Adiante o SUS vem com ações e diretrizes da política de saúde do nosso país, com a finalidade da melhoria de vida da população por meio da saúde.
O SUS é considerado o maior projeto público de inclusão social,pois em menos de duas décadas apresenta números impressionantes de atendimento a população onde 10 milhões de pessoas foram atendidas por agentes comunitários de saúde em 95% dos municípios e 87 milhões atendidos por 27 mil equipes de saúde de família. Em 2007: 2,7 bilhões de procedimentos ambulatoriais, 610 milhões de consultas, 10,8 milhões de internações, 212 milhões de atendimentos odontológicos, 403 milhões de exames laboratoriais, 2,1 milhões de partos, 13,4 milhões de ultrassons,tomografia e ressonâncias, 55 milhões de seções de fisioterapia,23 milhões de ações de vigilância sanitária,150 milhões de vacinas,12 mil transplantes, 3,1 milhões de cirurgias, 215 mil cirurgias cardíacas, 9 milhões de seções de radioquimioterapia, 9,7 milhões de seções de hemodiálise e o controle mais avançado da Aids no terceiro mundo