Protozoários - apostila
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Uma breve introdução...
Como surgiu a vida na Terra?
Você provavelmente já se perguntou como surgimos nesse mundo, ou como os dinossauros chegaram e já se foram, ou ainda como os primeiros seres que conhecemos hoje começaram a existir.
A vida se iniciou na Terra há aproximadamente 3,5 bilhões de anos atrás, sendo os primeiros habitantes desse mundo hostil as bactérias procariontes primitivas. Com o tempo, inúmeras transformações nesses seres vivos muito antigos começaram a ocorrer.
A Terra conheceu, assim, os primeiros seres eucariontes e também os seres macroscópicos. Surgiram as plantas, os animais, as algas e os protozoários.
Cada um desses grupos de seres vivos tem aspectos próprios e singulares. O conteúdo da apostila a seguir compreende as principais características dos protozoários, mostrando de forma concisa e fácil suas principais divisões, exemplos e doenças causadas por eles.
Os Protozoários
Os protozoários são seres vivos exclusivamente unicelulares e a maior parte deles é heterotrófica, ou seja, não é capaz de produzir seu próprio alimento. Por esse motivo, já foram considerados animais no passado. Sua célula, por ser apenas uma, é muito mais complexa que a de outros seres, pois todas as atividades vitais do protozoário (respiração, reprodução, excreção) são realizadas por ela, com a mesma eficiência que nas plantas ou animais, por exemplo.
São organismos que vivem preferencialmente em ambientes úmidos e aquáticos, geralmente microscópicos e podem ser de vida livre, parasitas, fixos em alguma superfície ou podem realizar relações de convivência com outros seres vivos, como o protozoário Trichonympha sp, que vive no intestino de cupins para ajudá-los a digerir a celulose das plantas.
Um exemplo de protozoário é a conhecida ameba, como pode ser visto na figura a seguir:
Figura - Foto de uma ameba se alimentando de uma partícula