Tratamento de Dados - Cinética Química - Química Fundamental
Cinética Química
1. Objetivos:
Verificar experimentalmente a influência da concentração dos reagentes, da área de contato e da presença de um catalisador sobre o tempo necessário para que uma reação ocorra.
2. Experimentos e comentários
2.1. Influência da Concentração dos Reagentes
Nesse experimento, há mudança na concentração de um dos reagentes (IO3-) enquanto o outro se mantém constante (HSO3-), o que permite a visualização da influência da concentração do reagente variado no tempo necessário para que a reação ocorra, nesse exemplo, pela mudança de coloração da solução, de incolor para azul.
Experimento
T(s)
[ IO3- ] (mol.L-1)
1
5
0,02
2
17
0,01
3
20
0,008
4
29
0,006
5
41
0,004
Pela tabela é possível perceber que quanto menor a concentração do reagente, maior o tempo necessário para que a reação ocorra, mostrando a influência direta da concentração de IO3- na velocidade da reação.
Determinação da Ordem de Reação pelo Método das equações Integradas
Para determinar a ordem de uma reação pelo método do gráfico, usa-se:
Ordem zero: [A] = -Kt + [A]o
Ordem um: ln[A] = -Kt + ln[A]o
Ordem dois: 1/[A] = Kt + 1/[A]o
Quanto mais o R² se aproximar de 1, o gráfico se aproximará mais de uma reta. Assim, conclui-se que a reação apresenta ordem 2, pois o terceiro gráfico é o que mais se aproxima de uma reta. Também é possível afirmar que a constante K pode ser determinada através do coeficiente angular da reta e, neste caso, possui valor de 5,9175.
2.2 – Influência da área de contato.
No experimento foi possível observar e comparar a velocidade aparente da reação em dois tubos de ensaio com 2 mL de solução de HCl 1mol.L-1 , porém no primeiro tudo foi adicionado pastilha de Zn enquanto no segundo foi adicionado uma quantidade equivalente de Zn em pó.
Durante o experimento, observou-se que a reação no tubo de ensaio com Zn em pó ocorreu mais rapidamente, por conta da liberação do gás em um