Influência
Segundo o que se refere esta teoria, a mídia não manipula diretamente os indivíduos, porém possui uma extensa influência na relação manipulatória das pessoas, assim como outras instituições: partidos políticos, igrejas entre outros. As mensagens da mídia não agem diretamente no público, isto depende do contexto social que estão enquadrados, com isto, as mensagens filtradas são frutos de uma orientação social e não mais psicológicos.
A teoria da influência faz um estudo da atração dos programas diante do telespectador, esse estudo é realizado fazendo uma análise do conteúdo, observando as características do ouvinte e fazendo um estudo sobre as gratificações. Além disso, ela ainda contextualiza os efeitos de comunicação de massa e o ambiente social.
Análise do conteúdo: É a percepção da extração por parte dos telespectadores de tudo o que foi exibido, e qual será a utilidade prática destas informações adquiridas.
Característica do público: Este estudo está relacionado com as diferenças de sexo, idade e grupos sociais, ou seja, suas características, que