Influencia
Essa pequena ocupação demográfica encontra explicações nos seguintes fatores: grande parte do continente é ocupada por áreas desfavoráveis a concentrações humanas; os índices de mortalidade são muitos altos; a África é um continente que recebeu poucas correntes migratórias.
O Brasil, segundo censo do IBGE de 2002, tem a maior população negra fora da África.
Salvador é considerada a cidade mais negra do mundo. O maior contingente encontra-se na Nigéria.
A África é o segundo maior e mais populoso continente do mundo: tem uma área de 30.221. 532 km2 e uma população de cerca de 1 bilhão de habitantes, 15% da população mundial. O continente inclui a ilha de Madagascar, vários arquipélagos , 9 territórios e 57 estados independentes. Os europeus chegaram à costa africana e iniciaram seu comércio de escravos negros, no século XV e XVI, mas foi só no século XIX, que as grandes potências europeias ocuparam e impuseram sua dominação em todo continente, menos a Etiópia.
Maioria negra e diversos grupos brancos – A maior parte da população africana constituída por diferentes povos negros, mas é expressiva quantidade de brancos, que vivem principalmente na porção setentriorial de continente, ao norte do Deserto do Saara
.
Um continente de famintos - Adversidades climáticas somente ampliam a miséria de milhares de africanos, que vivem abaixo das condições mínimas de sobrevivência.
Com a agricultura extensiva, matas são derrubadas e em seus limites o deserto avança.
Outro problema é o descompasso existente entre o enorme crescimento populacional eo reduzido crescimento populacional e o reduzido crescimento, ou mesmo estagnação, da agropecuária.