parasitologia
CURSO: FARMÁCIA
DISCIPLINA: ANÁLISES CLÍNICAS
MÓDULO: PARASITOLOGIA
1º Aula 1ª Apostila; Exame parasitológico de fezes pelo método de Hoffmann e método de Willis; Exame parasitológico de sangue por gota espessa e camada delgada; preparação de lâminas; coloração com lugol (exame de fezes); coloração com panótico (camada delgada); focalização de lâminas; visualização de protozoários e helmintos disponíveis (usar segunda apostila).
2ª Aula revisão da visualização microscópica de protozoários e helmintos (uso da segunda apostila).
3ª Aula avaliação; deverá conter diagnóstico (denominação científica correta do parasito), forma evolutiva (forma evolutiva em que se encontra o parasito focalizado) e 3 características que permitam reconhecer o parasito em questão.
PARASITOLOGIA
APOSTILA I
A amostra de fezes normal contém bactérias, celulose e outros alimentos não digeridos, secreções gastrintestinais, pigmentos biliares, células provenientes das paredes intestinais, eletrólitos e água.
São muitas as espécies de bactérias que constituem a flora normal dos intestinos e contribuem para o processo digestivo; é o seu metabolismo que produz o forte odor característico das fezes.
O intestino recebe enzimas digestivas, secretas principalmente pelo pâncreas, que agem na metabolização e na absorção de proteínas, carboidratos e gorduras. São elas: tripsina, quimiotripsina, aminopeptidase e lípase.
Os sais biliares contribuem para a digestão das gorduras, e acredita-se que o pigmento biliar, na forma de urubilina, seja responsável pela cor castanha normal das fezes; conseqüentemente, a obstrução do fluxo de bile para o intestino produzirá fezes claras e gordurosas.
Exame
Método
Utilização
Exame
parasitológico de sangue direto verifica-se os parasitos vivos, movimentando-se
gota espessa identificação da forma e espécie de vários